formados2015-1

Com a carteira profissional os recém formados podem exercer a Medicina (Crédito: Girnei Araújo)

O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) entregou na noite de terça-feira (08), o registro profissional para 32 novos médicos do Estado, formados pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), sendo que uma nova médica formou-se por uma Universidade de Manaus – AM.

A cerimônia aconteceu no auditório do CRM – RR, com a presença dos conselheiros, coordenador do curso de Medicina da UFRR, familiares e amigos dos novos profissionais.

Com o registro em mãos fica garantido ao profissional o exercício legal da medicina, podendo iniciar suas residências e pós-graduações.

A presidente interina do CRM – RR, Rosa Leal, explicou aos novos profissionais a importância do Conselho e falou sobre as três funções do órgão: a judicante, fiscalizadora e cartorial.

“O Conselho de Medicina é uma autarquia federal, que além de fiscalizar a prática médica, também defende a oferta de uma saúde de qualidade para a sociedade”, disse Rosa.

Além da carteira profissional, os recém-formados receberam o Código de Ética médica, que de acordo com o Conselheiro do CRM – RR, Laerth Thomé, que proferiu palestra sobre assunto, o manual deverá ser usado todos os dias na prática da medicina.

“A Ética Médica deve ser praticada todos os dias, desde uma consulta até ao dar uma notícia que não seja boa. É preciso olhar o paciente e ver nele um irmão, e saber que temos um limite e não podemos ir contra a natureza”, comentou Laerth.

Para o médico recém-formado, Rafael leal, a sensação de receber o registro foi a melhor possível. “Este era um momento muito esperado por mim, agora posso exercer a profissão que escolhi para me dedicar e começar a traçar novos objetivos profissionais”, afirmou Rafael.

ATIVOS – Atualmente há 782 médicos ativos em Roraima.