Fórum-discutir-etica2

No sábado (20), acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), de diferentes semestres, estiveram reunidos no II Fórum de Ética Médica, que aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR).

O objetivo do Fórum era debater o Código de Ética Medica e Código de Ética do Estudante de Medicina. “Cada região iniciou o debate sobre o tema, posteriormente teremos discussões a nível nacional. Pois, será construído um Código de Estudante único. É uma vantagem, pois os acadêmicos terão uma base nacional. O aluno muitas vezes estuda em um local e depois faz residência em outro lugar. Essa linguagem, única, torna-se mais igualitária”, disse Ricardo Loureiro, organizador do Fórum.

O primeiro palestrante foi o psiquiatra, Laerth Thomé, que discorreu sobre O que é a Ética. Em seguida; o pediatra Wirlande da Luz abordou o tema Código de Ética Médica profissional e atualizações; a terceira discussão foi levada pelo médico Ricardo Loureiro que mostrou o atual Código de Ética Médica do Estudante de Medicina. O encerramento foi feito pelo ortopedista Marcelo Arruda, que abordou O papel do CRM como agente fiscalizador da ética médica e apresentou alguns Casos Éticos.

Para a acadêmica de Medicina Anne Maggi, do quarto semestre, o assunto e os debates foram muito pertinentes. “A ética é um assunto importante principalmente na área médica. Pois, lidaremos com diversas situações, pessoas de diferentes classes. Precisamos saber agir de forma ética quando houver a morte de um paciente, uma doença mais grave. É o meu respaldo como profissional”.

NACIONAL – No dia 9 de setembro, haverá no Conselho Federal de Medicina (CFM), uma discussão com os coordenadores das Comissões Estaduais para Elaboração do Código de Ética dos Estudantes de Medicina. Representando Roraima, irão o médico Ricardo Loureiro e um acadêmico de medicina, que será escolhido.