A noite desta última terça-feira, 18 de junho – 98ª Sessão Plenária da 54ª Legislatura do Senado Federal – ficará para a história da Medicina brasileira pela aprovação do Projeto de Lei que Regulamenta o Exercício da Medicina.

Após 11 anos de muitos debates com parlamentares e representantes de todas as 14 profissões da área da saúde, dezenas de audiências públicas entre Senado Federal e Câmara Federal, finalmente conseguimos aprovar o Projeto de Lei que Regulamenta o Exercício da Medicina – ATO MÉDICO.

Como membro da Comissão Executiva de Defesa e Regulamentação da Medicina (CFM, AMB, FENAM) quero agradecer aos médicos brasileiros o apoio dispensado à Comissão, e o voto de confiança depositado em mim pelos médicos roraimenses.

Nosso agradecimento especial à diretoria anterior do CFM, sob a presidência do amigo Edson de Oliveira Andrade, à diretoria atual daquela Casa, sob a presidência do amigo Roberto Luiz d’Avila; aos presidentes dos CRMs, FENAM, Sindicatos, AMB e Federadas.

Nossos agradecimentos aos senadores e deputados pela sensibilidade e vontade política. Quero destacar o apoio dos parlamentares roraimenses durante todo o período de tramitação da matéria.

Wirlande da Luz

Presidente de CRM e Membro da Comissão Executiva do Ato Médico

Confira na íntegra.

Mobilização: conselheiros do CFM e CRMs, médicos e estudantes, acompanharam a votação, que terminou por volta de meia noite
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (18), o projeto do Ato Médico, que regulamenta a atividade médica, restringindo à categoria atos como o diagnóstico de doenças e a prescrição de tratamentos. O projeto, que tramitou quase 11 anos no Congresso e foi tema de 27 audiências públicas, segue agora para sanção presidencial.
Conselheiros federais e regionais de medicina, além de médicos e estudantes, acompanharam atentamente toda a movimentação que terminou por volta de meia noite. Desde às 14 horas, um grupo já estava no Senado para sensibilizar os parlamentares em favor da proposta. A expectativa era grande a vitória foi comemorada no plenário, logo após o encerramento da votação, coordenada pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL).
O projeto do Ato Médico estava inicialmente na 12ª posição da pauta da terça-feira. No entanto, como vários senadores expressaram publicamente seu convencimento de que a matéria estava pronta para ir para a votação, houve uma mudança na ordem dos trabalhos. Com isso, o PL ficou na quarta posição, passando por aclamação entre parlamentares.
“É um momento histórico para a Medicina brasileira. Essa decisão representa o reconhecimento da importância fundamental do médico no momento do diagnóstico e da prescrição. Trata-se de uma regra que eliminará todas as dúvidas e conflitos. Quem ganha, sobretudo, é a sociedade, que poderá exigir dos gestores e empresas o acesso ao melhor tratamento e médicos qualificados que atendam em sintonia com uma equipe multiprofissional”, arrematou o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila.
Histórico de lutas – A primeira proposta sobre o tema, PLS 25/2002, foi apresentada pelo então senador Geraldo Althoff (PFL-SC). Em seguida, o senador Benício Sampaio (PFL-PI) apresentou o PL 268, que também tratava de regulamentação. A convergência do tema permitiu que as duas propostas fossem apensadas e tramitassem juntas. O projeto já saiu do Senado, em 2006, na forma de substitutivo da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), relatora na CAS, baseado no PL 268. Enviado à Câmara, foi modificado novamente e voltou ao Senado como novo substitutivo (PLS268/2002), em outubro de 2009. Esse foi o texto que serviu de base ao aprovado nesta terça, da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS).
O projeto, na forma aprovada em Plenário, estabelece que são atividades exclusivas do médico cirurgias; aplicação de anestesia geral; internações e altas; emissão de laudos de exames endoscópicos e de imagem; procedimentos diagnósticos invasivos; exames anatomopatológicos (para o diagnóstico de doenças ou para estabelecer a evolução dos tumores).
Com as modificações aprovadas, não serão atividades exclusivas de médicos os exames citopatológicos e seus laudos; a coleta de material biológico para análises clínico-laboratoriais; e os procedimentos através de orifícios naturais em estruturas anatômicas visando à recuperação físico-funcional e não comprometendo a estrutura celular e tecidual.
No plenário, os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Lúcia Vânia defenderam a proposta ressaltando a sua importância para a saúde pública e para os profissionais da área. Valadares, relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), destacou que, das 14 profissões da área da saúde, apenas a profissão de médico ainda não era regulamentada.
Lúcia Vânia, relatora do substitutivo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), observou que o Ato Médico não vai interferir em nenhuma das atribuições de outras profissões da saúde.