Nos dias 17 e 18 de junho de 2025, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promoverá o V Fórum de Médicos de Fronteira, na cidade de Boa Vista (RR). O encontro, que ocorrerá no formato presencial das 8h30 às 17h30, terá como tema central: “Como enfrentar as desigualdades de saúde nas fronteiras”.
O evento é coordenado pela 3ª secretária do CFM, conselheira federal Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro, representante do estado do Acre. A atividade integra o escopo de ações da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira, grupo técnico responsável por aprofundar debates sobre a realidade médica nas regiões fronteiriças e fornecer subsídios ao CFM para formulação de políticas e decisões que impactem diretamente esses contextos.
Segundo a conselheira Dilza Ribeiro, o Fórum se consolida como um espaço estratégico para o fortalecimento da atuação médica nas áreas de fronteira. “A realização deste Fórum reforça o compromisso do CFM não apenas com a regulação da medicina, mas também com a qualificação da atuação médica nas regiões de fronteira. Ao reunir especialistas e experiências diversas, fortalecemos nosso papel de subsidiar os médicos com informações de qualidade, que contribuam para melhores práticas e para a promoção da saúde da população brasileira em contextos desafiadores”, afirmou.
O Fórum reunirá médicos, gestores, pesquisadores e autoridades da saúde para discutir as particularidades da atenção à saúde nas regiões de fronteira, os desafios enfrentados pelos profissionais e as possíveis soluções para ampliar o acesso, a equidade e a qualidade dos serviços prestados à população local.
A programação completa e os nomes dos participantes serão divulgados nos próximos dias no site oficial do CFM.
Fique atento!