Fundo 50 anosA data que marcou uma nova fase para os menos de 10 médicos que existiam em Roraima (na época Território Federal) foi 12 de maio de 1966, nove anos depois que o então presidente Juscelino Kubitschek sancionou a lei de implantação do Conselho Federal de Medicina (CFM) bem como dos Conselhos Regionais de Medicina.

A classe ganhou nova dimensão e passou a desenvolver suas atividades em consonância com as normas estabelecidas pelo CFM. Com a oficialização, Roraima passou a ter um órgão fiscalizador e supervisor da ética médica no estado, uma vitória não somente para a classe médica, mas para a sociedade.

Segundo o Livro de Ata, a primeira reunião ocorreu às 11 horas, na sede da Divisão de Saúde do Território Federal de Roraima, onde funcionava a diretoria provisória do CRM-RR. A diretoria ficou assim: Alberto Pimentel Cardoso, presidente; Mário Augusto Ferreira, secretário; e Paulo Rodrigues Mota, tesoureiro. Alberto Pimentel ficou no cargo de presidente até 1972, quando deixou o Estado. Com a mudança, a presidência passou a ser ocupada pelo médico Mozarildo de Melo Cavalcanti, que permaneceu no cargo até 1984.

Os demais presidentes foram Augusto Affonso Botelho Neto (1984-1986), Tarcísio de Almeida Pimentel (1986-1994), Altamir Ribeiro Lago (1994-1995), Ailton Rodrigues Wanderley (1995-1996), Wilson Franco Rodrigues (1996-1998), Luiz Araújo da Silva (1998-1999), Maria Hormencida de Souza (1999-2003), Paulo Ernesto Oliveira (2001), Hiram Manoel Gonçalves da Silva (2003-2006/ 2008-2010), Hélio Silva Rosário Macedo (2010-2011), Wirlande Santos da Luz (2011-2013), Alexandre Marques (2013-2015) e a atual Blenda Avelino (2016-2018).

Nessas cinco décadas, o CRM – RR pautou sua história em lutas, conquistas e superação. “Começamos pequeno, ainda na época Território Federal. Não tínhamos uma sede própria, mas hoje além de uma sede moderna, temos reconhecimento da sociedade e dos nossos colegas de profissão, por atuarmos em defesa da categoria e por melhorias na saúde oferecida à população”, disse Blenda Avelino, presidente da instituição.

Assim que o Conselho foi criado ele passou a funcionar na sede da Divisão de Saúde do Território Federal de Roraima. Depois foi transferido para uma sala no Hospital Nossa Senhora de Fátima, conhecido como hospital das Madres, que pertencia à Diocese de Roraima. A primeira sede oficial do CRM-RR foi uma sala alugada nas proximidades do Fórum Advogado Sobral Pinto, no Centro. Hoje, o Conselho funciona num prédio moderno localizado na Avenida Ville Roy, bairro Canarinho.

Primeira mulher presidente do CRM – Em 1999, a médica anestesiologista Maria Hormecinda Almeida de Souza Cruz, foi eleita e entrou para a história como a primeira mulher a assumir a presidência do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR).

Primeiro médico roraimense
O roraimense Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti foi o primeiro roraimense a se formar em medicina no Estado e também o primeiro roraimense presidente do CRM-RR (Conselho Regional de Medicina de Roraima).

“Saí de Boa Vista com 16 anos para terminar o Ensino Médio em Belém. Lá, na UFPA (Universidade Federal do Pará) cursei medicina. Assim que conclui o curso, voltei para cá. Havia poucos médicos naquele tempo. Então comecei assistindo cirurgias com os médicos que trabalhavam nos hospitais da cidade. Na época não tínhamos anestesistas, então aplicávamos a anestesia e fazíamos a operação. Fiz o parto dos meus três filhos”, relatou. Além de trabalhar nos hospitais do governo, ele também atuava no antigo hospital Nossa Senhora de Fátima, que pertencia à Diocese de Roraima.

Os primeiros médicos – Os primeiros médicos, o qual se tem informação a virem para cá com a finalidade de cuidar da saúde da população, foram Sylvio Lôfego Botelho e Durval de Araújo Gonçalves.
Eles chegaram em 1944, acompanhando o Capitão Ene Garcez dos Reis, um ano depois da criação do Território Federal do Rio Branco, pelo presidente Getúlio Vargas.

Outros médicos importantes que chegaram anos seguintes foram: Jamil José Salles, Anysio Cerqueira Luz, Francisco Elesbão da Silva, entre outros.