Fonte: FolhaBV

Foto:  Arquivo/Folha
Se problemas não forem resolvidos, vida de crianças internadas corre sérios riscos

VANESSA LIMA

O funcionamento do Hospital da Criança Santo Antônio está cada vez mais complicado devido à crise que assola a administração municipal. Na semana passada, um ofício encaminhado ao Conselho Regional de Medicina (CRM) pelo diretor clínico da unidade de saúde tratava da iminência de o hospital fechar pela falta de alimentação para os pacientes e acompanhantes. Esse é o único hospital de referência no Estado.

A situação considerada caótica foi discutida, ontem, durante reunião entre representantes de profissionais da saúde municipal, CRM e Conselho Municipal de Saúde no Ministério Público do Estado de Roraima, Câmara dos Vereadores e Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR).

“Há mais de seis meses que a situação do hospital já vem muito ruim. Temos conversado com as autoridades municipais, mas a situação tem se agravado cada vez mais. O prefeito não tem dado resposta satisfatória. O Estado tem tentado ajudar, mas também de uma maneira ineficiente devido à mesma dificuldade de abastecimento que enfrenta. Não é somente os itens básicos que tem faltado na unidade infantil. Falta é de tudo no único hospital de referência do Estado”, disse o presidente do CRM, Wirlande da Luz.

Estão faltando, dentre outros, medicamentos, gás, lençóis, copo descartável e material de expediente. A lavanderia estaria quebrada e o Raios X paralisado pela falta do dosímetro. O salário de outubro de alguns servidores ainda não foi pago e não há previsão para recebimento do salário referente ao mês de dezembro.

“É único hospital de referência no atendimento a crianças que temos no Estado. Não tem como fechar. Mas a gota d`água já chegou. Não tem mais como fazer nada. As crianças podem vir a falecer pela falta de tudo. A crise está de uma maneira que a única solução é o Estado intervir dando suporte mais efetivo. É um problema dos três níveis de governo, até porque pacientes de todo o Estado são atendidos e ainda dos países vizinhos”, comentou o presidente do CRM.

Segundo ele, os funcionários do hospital estão indo em busca de empresários pedindo doações para a unidade de saúde. “Os funcionários passam o dia na rua pedindo coisa. É um caos total. Não é possível mais que as autoridades fiquem alheias a isso. As unidades de saúde do PSF também estão para paralisar”, ressaltou.

A unidade de saúde, atualmente, está com cerca de 80 pacientes internados em leitos, fora as que ficam em cadeiras aguardando a liberação de leitos. “O hospital está sempre lotado. Tem pacientes que ficam 13 horas em uma cadeira esperando por leito. Em alguns casos é necessário dar alta prematura de um paciente em tratamento para que um caso grave seja atendido. É necessário se achar solução sob pena de crianças virem a morrer por falta de estrutura”, alertou.

O documento enviado ao CRM pelo diretor clínico do Hospital da Criança Santo Antonio foi encaminhado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e outros para adoção de providências urgentes. Está prevista a realização de audiência pública para discutir a questão.

Prefeitura afirma que está buscando mecanismos para contornar problema

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou, em nota, que está direcionando atenção especial para o Hospital da Criança Santo Antônio para sanar todas as dificuldades que a unidade está enfrentando, devido à crise orçamentária que passa o Município.

O município solicitou ao Ministério da Saúde aporte de recursos federais para tratar sobre a situação emergencial do hospital e teve o pedido atendido pelo ministro Helvécio Miranda Magalhães Júnior, em reunião realizada com o secretário municipal de Saúde, Ipojucan Carneiro, no mês passado em Brasília.

Como resultado da reunião, o Ministério da Saúde liberou para Boa Vista o recurso de R$ 4,5 milhões, divididos em três parcelas. A primeira parcela foi paga esta semana.

Conforme a SMSA, tem sido feito todos os procedimentos necessários para manter a unidade em funcionamento e atender à população. Atualmente, está com processos de licitação em fase de conclusão para realizar o abastecimento da unidade com material médico-hospitalar, medicamentos e produtos de consumo (alimentação).

“Estamos fazendo todo o possível para manter o Hospital da Criança funcionando e para melhorar o atendimento à população, pois sabemos da importância dessa unidade. Com essa ajuda que conseguimos do Ministério da Saúde, vamos abastecer o Hospital pelos próximos três meses”, destacou Carneiro.

O Raios X está parcialmente interditado, porém a secretaria afirma que está tomando todas as medidas necessárias para desinterditar totalmente o equipamento. Atualmente a máquina está funcionando para casos de emergência.

O equipamento tem passado por manutenção constantemente e está apto para a realização de exames. No entanto, falta dosímetro, utilizado para o controle da radiação para o servidor que opera a máquina, por isso a redução no uso do raios X. O dosímetro já foi adquirido e a SMSA aguarda que o produto chegue a Boa Vista para que o atendimento do raios X seja abrangido para os demais casos. A previsão é que o produto chegue em 20 dias.