Na quinta-feira, 16 de agosto, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima se reuniu com os pediatras do Hospital da Criança Santo Antônio, na presença do Secretário Municipal de Saúde, Ipojucan Carneiro da Costa e representantes de sua equipe financeiro-administrativa. A reunião foi motivada por atraso no pagamento do salário dos médicos, funcionários de outras categorias e por falta de condições adequadas de trabalho naquele hospital.

Na ocasião, médicos e demais funcionários já haviam dado o alerta que iriam paralisar o atendimento caso a situação não no fosse normalizada. Após intervenção do Presidente do CRM-RR e de vários médicos do Corpo Clínico daquela Unidade de Saúde, o secretário se manifestou expondo a grave situação financeira pela qual passa a Secretaria de Saúde do Município de Boa Vista. “A SEMSA se encontra com o orçamento deste ano totalmente comprometido”, disse o secretário. “Infelizmente não vai ser possível, nos próximos seis meses, efetuar o pagamento no final de cada mês; provavelmente o pagamento só poderá ser efetuado no dia 15 do mês” – complementou.

A equipe técnica do Fundo Municipal de Saúde explicou que, parte do salário é proveniente de recurso do SUS, sendo complementado com recursos próprios do município. Que devido à queda do FPM, essa complementação não estaria sendo repassada ao Fundo Municipal de Saúde na data prevista.

Outros questionamentos surgiram durante a reunião, como: a falta de medicamentos, insumos de laboratório, material para cirurgias e manutenção dos equipamentos. Ipojucan pediu a compreensão dos profissionais e informou que já estava em andamento uma compra emergencial para suprir estas necessidades.

Os médicos mais uma vez demonstraram sensibilidade diante da situação e acenaram com um voto de confiança ao secretário e sua equipe. Mas entendem que o caos se instalou na SEMSA, pela má gestão dos últimos quatro anos e pela falta de continuidade administrativa, uma vez que, a gestão do atual prefeito está passando pelo oitavo secretário de saúde.

Ao final da reunião, os médicos pediram ao secretário transparência na gestão e que não se contratasse mais nenhum funcionário para o hospital – “O hospital não precisa de mais funcionários. O que precisamos é de medicamentos, equipamentos funcionando adequadamente e de condições dignas de trabalho”, disse a médica intensivista Estela Sansevero.

A reunião encerrou com o encaminhamento do presidente do CRM para que se promovesse uma audiência com a presença do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Secretário Estadual de Saúde, Secretário Municipal de Saúde de Boa Vista, Presidente do Conselho Municipal e Estadual de Saúde, Conselhos de classe da área da saúde, representantes do HCSA, SAMU e Estratégia Saúde da Família.

“Precisamos encontrar soluções que possam melhorar a assistência médica prestada no Município de Boa Vista e cobrar do Governo do Estado o repasse dos mais de 7 milhões de reais, referente às pactuações feitas entre Governo Estadual e Município de Boa Vista”, disse o presidente do CRM-RR Dr. Wirlande da Luz.

Tal proposta foi acatada por todos, ficando a data da audiência a ser marcada pelo CRM-RR.