Reunião na ALE – RR discutiu soluções para a saúde pública em 2017

No dia 5 de dezembro, o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR) participou de uma reunião com Comissão Mista de Orçamento da Assembleia Legislativa de Roraima sobre o déficit orçamentário de mais de R$ 200 milhões na Saúde em 2017.

Segundo o presidente da Comissão, deputado Coronel Chagas (PRTB), “ficou claro que a proposta feita pelo Executivo não vai atender a demanda da saúde no Estado. A prioridade do povo é a saúde. Os técnicos da Sesau informaram à Secretaria de Planejamento que precisariam de R$ 714 milhões para prestar uma boa saúde aos roraimenses em 2017 e a Seplan colocou na proposta apenas R$ 504 milhões, um déficit de mais de R$ 200 milhões”, disse.

Pelo orçamento apresentado, segundo lembrou a presidente Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR), Blenda Garcia, durante a reunião, a Sesau só tem recursos para pagar os servidores até junho do próximo ano. “Isso não será admitido. Os funcionários da saúde são os últimos a receber salário. Os cooperativados, por sinal, já estão com mais de 30 dias com salário retido. Final de novembro eles receberam o salário de outubro. Queremos buscar soluções para esses impasses e para que a população não fique desassistida”, comentou Blenda.

Participaram ainda da reunião os conselheiros Laerth Thomé e Elana Faustino, membros da Comissão de Assuntos Políticos do CRM – RR e os deputados Aurelina Medeiros (PTN), Masamy Eda (PMDB), Izaías Maia (PT do B), Zé Galeto (PRP), George Melo (PSDC), Flamarion Portela (sem partido), Jorge Everton (PMDB), Soldado Sampaio (PC do B) e Lenir Rodrigues (PPS).