Nos dias 08, 09 e 10 de setembro foi realizado  em Goiânia, no auditório da Faculdade de Medicina de Goiás, o II ENCONTRO NACIONAL DE MUSEUS DA HISTÓRIA DA MEDICINA. Do Estado de Roraima, participaram  o Presidente do Conselho Regional de Medicina, Dr. Wirlande da Luz e o 2º Vice Presidente Dr. Marcos Albuquerque.

O evento foi realizado pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. O objetivo foi de reunir representantes dos Museus da História da Medicina de todo o Brasil e impulsionar a implementação da Rede Brasileira de Museus da História da Medicina, além de estimular outras entidades a criarem os seus museus.

“O CRM-RR tem plena convicção que, além das suas inúmeras funções, deve ser responsável pelo resgate da História da Medicina de Roraima, por isso, esta gestão tem como propósito criar o Museu da História da Medicina de Roraima – MUHMRR”, destacou Dr. Wirlande, acrescentando que  os médicos roraimenses têm construído uma bela história de dedicação e compromisso com a vida, nesta região brasileira tão carente de uma Medicina de ponta, mas rica de profissionais altamente qualificados. “Por aqui já passaram médicos que são exemplo de dedicação e competência na difícil e gratificante arte de cuidar das pessoas, como  Dr. Silvio Botelho, Dr. Francisco Elesbão, Dr.Arnaldo Brandão (falecidos), Dr. Jamil José Sales, veterano profissional agora residindo em MG, e muitos outros de igual competência e valor ético, sem contar os veteranos profissionais que ainda hoje exercem a medicina com igual vigor e responsabilidade”, finalizou Dr. Wirlande.

Os palestrantes do II ENCONTRO DE MUSEUS DA HISTÓRIA DAMEDICINA, técnicos da área de museologia do Museu Lacaz (USP), Museu da Vida (FIOCRUZ), MUHM-RS, Centro de Memória da Medicina (UFMG) e outros, deram a dimensão exata da importância de preservar a memória do trabalho médico.

Visando a implantação do MUHMRR, o Conselho Regional de Medicina de Roraima criou uma Comissão Especial formada pelos  médicos  Marcos Albuquerque (Vice Presidente do CRM-RR), Maria Hormecinda de Souza Cruz (Ex Presidente do CRM-RR), Augusto Botelho (Ex Presidente do CRM-RR) e Wirlande da Luz (Presidente do CRM-RR)

Faça parte dessa história. Contribua com qualquer relíquia que possa enriquecer o nosso acervo.