comitiva-cfm-1

O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR) recebeu na quarta-feira (25), a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM). A visita faz parte da politica de integração e aproximação do CFM com os Conselhos Regionais.

Na agenda do dia constou entrevista coletiva com imprensa local, reunião com a diretoria do CRM – RR, sessão plenária com os conselheiros e uma palestra com o tema “A classe médica e a sua representação política”.

A presidente do CRM – RR, Blenda Avelino Garcia, aprovou a iniciativa do CFM e disse que as visitas a cada Estado aproximam o CFM dos Regionais e possibilita o conhecimento das peculiaridades de cada lugar.

“Cada Conselho Regional de Medicina vive uma realidade. Nós, por exemplo, estamos localizados no extremo Norte do país, temos dificuldades de logística devido à nossa localização. Temos um número de profissionais médicos abaixo da média, enfrentamos um caos na saúde pública, entre outros. E quando se vivencia tudo isso de perto, é bem melhor”, disse Blenda Garcia.

CAOS NA SAÚDE – A crise na saúde pública de Roraima foi o tema da entrevista coletiva que aconteceu na manhã do dia 25, no CRM – RR. Na ocasião foram apresentados os relatórios das fiscalizações feitos nas maiores unidades de saúde do Estado, o qual constatou desabastecimento de inúmeros medicamentos, materiais e equipamentos básicos.

O aumento na demanda da saúde ocasionada pela chegada, diariamente, de milhares de refugiados da Venezuela e o retorno de doenças erradicadas no Brasil, como o sarampo, também foram abordados na entrevista.

O presidente do CFM , Carlos Vital Correa, disse que a situação que Roraima enfrenta na saúde é preocupante e urgente. Para ele, falta gestão dos recursos destinados à saúde.

“Roraima é o Estado com a menor população do Brasil, tem um dos menores orçamentos de saúde do país. Mas, na divisão per capita por ano, se registra valores acima da média nacional. Diante destes dados, o que falta é gestão e empenho em oferecer uma saúde de qualidade à população”, disse Vital.

A presidente do CRM – RR apresentou os relatórios realizados pela Comissão de Fiscalização e enumerou as reuniões feitas com os gestores estaduais com o objetivo de cobrar providências e, até mesmo, indicar o que deveria ser feito de urgência.

“Todos os nossos relatórios de fiscalização são enviados à Secretaria Estadual de Saúde, Ministério Público Estadual e Conselho Estadual de Saúde. Estamos lutando há tempos para que os médicos tenham condições dignas de trabalho e a população o atendimento que merece. Estamos num momento em que os próprios médicos compram luvas e máscaras para poderem trabalhar. Precisamos urgentemente mudar esta realidade”, contou Garcia.

PALESTRA – A programação da visita do CFM encerrou com a palestra “A classe médica e a sua representação política”, ministrada pelo presidente Carlos Vital.

Na sua apresentação, Carlos Vital mostrou dados da situação dos médicos no Brasil, como a falta de um plano de carreira médica para fixar os profissionais no interior dos Estados, da falta de condição de trabalho, aumento na abertura de cursos de Medicina, entre outros dados que contribuem para que a profissão esteja tão desvalorizada e a saúde brasileira continue em decadência.

Para Vital, é preciso que haja engajamento político dos médicos, que antes de tudo são cidadãos de bem.