reuniao-com-deputada sheridan-1

A presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR), Blenda Avelino Garcia, atendeu a solicitação de uma reunião feita pela Deputada Federal Sheridan (PSDB) para tratar de assuntos como a melhoria da saúde pública no Estado e melhores condições de trabalho para os médicos. A reunião aconteceu na manhã de quinta-feira (18), na Sala de Plenária da instituição.

Participaram da reunião a 2ª Vice-Presidente do CRM – RR Rosa Leal e o Tesoureiro Domingos Sávio, e os Conselheiros Laerth Thomé e Elana Faustino, que fazem parte da Comissão de Assuntos Políticos do CRM – RR.

“Este encontro já era um desejo nosso, de estarmos em contato com nossa bancada federal tanto de Deputados quanto Senadores, pois, entendemos que é preciso trabalhar mais próximo para que encontremos soluções para a saúde pública em Roraima, que atualmente sofre com diversos problemas”, disse Blenda Garcia.

A Conselheira Elana Faustino citou alguns entraves da saúde pública, que prejudicam os pacientes, como a defasagem da Tabela SUS. “A saúde é dos grandes desafios para o Brasil. É difícil gerenciar a saúde com orçamento pequeno. Além, do mais muitas portarias acabam por trazer transtornos e devem ser revistas”.

Já, o Conselheiro Laerth Thomé pediu que a parlamentar federal votasse a favor da PEC 454/2009, atualmente tramita na Câmara Federal, que estabelece diretrizes para a organização da carreira única do Médico do Estado.

Thomé enumerou os benefícios que o plano de carreira do Médico trará tanto para os profissionais como para a população. “O Médico que tem um plano de carreira pode ser fixado nos municípios do interior com segurança. Por conseguinte, acabará com falta de profissionais e assistirá melhor essas comunidades”.

A Deputada Sheridan agradeceu a oportunidade de ouvir o CRM – RR e saber mais da realidade da saúde pública e quais os gargalos que existem e impedem que a população receba um atendimento digno e com qualidade.

“No que eu puder colaborar em Brasília, eu farei. Quero contribuir e fazer com que a população de Roraima tenha orgulho da saúde oferecida a ela. Também me comprometo em votar a favor ao plano de carreira única dos médicos, que fazem o impossível para garantir o bem-estar de cada pessoa que eles atendem”, comentou Sheridan.