Na manhã de quinta-feira (14), uma ação conjunta entre a Polícia Civil, a Sociedade Roraimense de Oftalmologia e o Conselho Regional de Medicina (CRM-RR) resultou na prisão em flagrante de um falso profissional que se passava por médico oftalmologista no município de São João da Baliza.

O falso oftalmologista, na verdade é um optometrista identificado como B.R.T.

A optometria prescritora de lentes(receita) é proibida no Brasil.

Na ação realizada, a polícia apreendeu diversos equipamentos de optometria, armações de óculos e materiais para confecção dos mesmos. O médico oftalmologista e conselheiro federal do CRM por Roraima, Nazareno Barreto, explicou que a ação conjunta foi desencadeada a partir de um áudio que circulava em aplicativos de mensagens, anunciando atendimento para confecção de óculos.

“Acionamos a polícia Civil que constatou que o atendimento estava sendo feito por um optometrista. A optometria para prescrição de óculos é atividade ilegal no Brasil. É um risco a população pois o exame oftalmológico é mais complexo que uma simples refração”, explica o médico.