Dando continuidade ao trabalho para recolhimento de assinaturas do movimento “Frente Nacional por mais Recursos para a Saúde”, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR) Wirlande da Luz  e a deputada Angela Águida Portella,  presidente da Escola do Legislativo (Escolegis) estiveram reunidos com representantes de entidades e instituições ligadas à saúde.

O objetivo da reunião foi convocar mais parceiros, principalmente da área da saúde, para que consiga alcançar a meta de 50 mil assinaturas em Roraima. Para Wirlande Luz quanto mais instituições estiverem unidas, mais rápida será atingida a meta.

“Precisamos unir forças e participar desse movimento que está forte em todo o país. Só com o aumento do repasse para a saúde é que teremos melhorias no setor, pois é necessário mais investimento. A saúde da população é importante para o desenvolvimento de toda a nação, um povo doente não evolui. Saúde de qualidade é um direito do cidadão brasileiro”, disse Wirlande Luz.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR), Gilvan Brolini, se dispôs a participar do movimento e contribuir para o recolhimento das assinaturas. “Esse é o caminho que temos que buscar para que se destine mais investimento para  a saúde, só ainda vamos andar para frente”.

O representante do Conselho Regional de Farmácia de Roraima (CRF – RR), Humberto Nogueira, também se colocou à disposição para ajudar no movimento. “É uma iniciativa louvável e em todas as atividades realizadas pelo Conselho Regional de Farmácia, estaremos mobilizando a sociedade na busca por assinaturas”.

Na reunião ficou definido que haverá vários pontos de coleta de assinatura, atualmente existem dois fixos que são no hall do CRM – RR e da Assembléia Legislativa.

“Além dos locais que já estão recolhendo as assinaturas, vamos disponibilizar nas instituições parceiras e em locais públicos. Também, estaremos levando para as ações que desenvolvemos no interior do Estado.

A deputada Angela Águida disse que está confiante com a dimensão que o movimento está tomando no Estado e que com o apoio das instituições ligadas à saúde, a meta será atingida facilmente.

“O movimento é uma iniciativa popular que está sendo realizada em todo o país. A proposta é que seja investido 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública. Como união e esforço vamos atingir nossa meta de assinaturas em Roraima que é de 50 mil assinaturas e a nacional que é de 1,5 milhão”, disse Angela.

A próxima reunião do grupo acontecerá daqui há 15 dias, na plenária do CRM – RR. Outras instituições serão convidadas para contribuir no movimento. “Quanto mais pessoas participarem, melhor. Afinal, é um projeto que beneficiará a toda sociedade”, disse Wirlande.

Leia a íntegra do projeto de iniciativa popular

Veja o histórico de tramitação da Emenda 29

Baixe o formulário para assinar (indispensável o número do título de eleitor)

Não sabe o nº do seu título de eleitor? Clique aqui