MENSAGEM AOS MÉDICOS DE RORAIMA

Caros colegas.

Estamos chegando ao fim de mais um ano, motivo pelo qual estamos prestando contas das realizações de nossa gestão que iniciou em 1º de abril de 2011.

Entre as nossas realizações estão: A reformulação completa do nosso Site (www.crmrr.cfm.org.br); a criação dos perfis em Redes Sociais – (twitter.com/@crmrr; crmrr.blogspot.com), onde estamos postando artigos, edição on-line do Jornal CRM-RR, notícias sobre eventos nacionais e local. Os médicos com seus endereços eletrônicos atualizados estão recebendo diariamente via e-mail clipping de notícias nacionais sobre saúde. Regularizamos nossa edição impressa do Jornal do CRM-RR (trimestral), demos uma nova roupagem, que agora esta mais bonita, mais informativa e incluímos um caderno de variedades que está aberto aos colegas que quiserem escrever sobre poesia, culinária, música, eventos sociais, postarem fotografias de autoria própria ou escreverem sobre qualquer outra arte que lhes agrade.

Estamos transmitindo nossos eventos em tempo real via web 2.0, ao mesmo tempo em que criamos um banco de dados sobre nossos eventos científicos onde podemos disponibilizar integralmente para os interessados as palestras ministradas por nossos convidados.

Criamos as seguintes Comissões e Câmara Técnica:

Comissão de Assuntos Políticos (CAP) para tratar com nossos parlamentares sobre projetos referentes à saúde pública de Roraima que tramitam nas Câmaras de Vereadores e Assembléia Legislativa, que está sob a coordenação do Conselheiro Helder Grossi. Esta Comissão participou da construção e realização do I Seminário de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado de Roraima realizado em junho deste ano.

Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que está sob a coordenação deste presidente. Esta Comissão participou da realização do Seminário Sobre o Crack em parceria com a Comissão Especial de Políticas Públicas Sobre Droga (CEDROGA) e do Seminário Sobre Abuso Sexual na Infância e Adolescência em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Estes eventos foram coordenados pela deputada Federal Teresa Surita.

Comissão de Implantação do Museu de História da Medicina do Estado de Roraima que sob a coordenação do Conselheiro Marcos Albuquerque, já iniciou os trabalhos para que ainda nessa gestão possamos estar com o embrião do nosso museu pronto.

Câmara Técnica de Urgência e Emergência que sob a coordenação da Conselheira Jucineide Vieira de Araújo, realizou o Fórum de Urgência e Emergência de Roraima.

Entre outros eventos realizados podemos citar: 1ª Jornada de Pediatria, Atualização em Colo de Útero, I Simpósio de Otorrinolaringologia e Oftalmologia. O Ciclo de Palestra sobre Urgências e Emergências em Ginecologia e Obstetrícia que seria realizado no dia 10/12/2011, infelizmente por motivos alheios a nossa vontade teve que ser adiado para janeiro de 2012.

Intensificamos a fiscalização nas Unidades de Saúde da capital e interior, entre estas citamos: Policlínica Cosme e Silva; UTI do HGR; Centro Cirúrgico do HGR; Hospital da Criança Santo Antonio; Centro de Especialidades Médicas da PMBV; Unidades Estratégia Saúde da Família, Unidades de Saúde dos Municípios de Mucajaí e Alto Alegre. Fizemos visitas técnicas às dependências do Pronto Socorro Francisco Elesbão e mais nove Clínicas privadas da capital.

Tivemos participação efetiva e decisiva juntamente com o Sindicato dos Médicos e Associação Médica Roraimense no Movimento dos Pediatras do Hospital da Criança Santo Antonio por melhores salários e condições dignas de trabalho; Movimento dos Médicos Cooperativados da COOPEBRAS pelo aumento do valor dos plantões; Movimento dos Médicos, Odontologos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde demitidos de maneira irresponsável pela Prefeitura Municipal de Boa Vista da Estratégia Saúde da Família.

Abraçamos o movimento contra as demissões e redução de salários de outras categorias de profissionais de saúde como: Fonoaudiólogos, Bioquímicos, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Farmacêuticos e Agentes de Endemias. Cobramos daqueles parlamentares responsabilidade e compromisso com a saúde pública de Boa Vista.

A nível nacional participamos do movimento nacional de 7 de abril (Planos de Saúde) e 21 de outubro (SUS) por uma melhor remuneração e condições de trabalho dignas para os médicos brasileiros. Tivemos presença marcante no movimento pela regulamentação da Emenda Constitucional 29 que se concretizou no Pleno do Senado Federal com aprovação no dia 07/12/2011. Como membro da Comissão Executiva do Ato Médico, este presidente continua trabalhando pela aprovação do PLS 268/2002 que regulamenta o exercício da medicina, no momento em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Mesmo com todas as dificuldades, temos acumulado mais vitórias que derrotas, mais acertos que desacertos. Forças de oposição ao Movimento Médico por melhores condições de trabalho e remuneração justa sempre teremos, mas só agem dessa maneira aqueles que estão se locupletando com o poder e que carregam consigo o individualismo em detrimento do coletivo. Felizmente os bons são muitos e os maus são pouquíssimos.

Por isso, essa gestão só tem a agradecer a todos que participaram e continuam participando do Movimento Médico Roraimense.

Um FELIZ NATAL e que 2012 seja de muita PAZ e SAÚDE.

Cons. Wirlande da Luz

Pres. do CRM-RR