dr-alexandre-100

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR), Alexandre Marques, acompanhou no dia 15 de abril a visita feita pela professora doutora Célia Nakanami, do Projeto Internacional de Baixa Visão, ao Centro de Estudos Dr. Marcelo Ventura.

Na ocasião, Alexandre Marques obteve informações sobre o projeto no âmbito nacional e local. Em Roraima, o Centro de Estudos Dr. Marcelo Ventura, gerenciado pela Clínica Oculistas Associados, é participante do Projeto.

De acordo com o oftalmologista, Rômulo Ferreira, que coordena o Projeto em Roraima, atualmente no Estado 80 pessoas entre crianças e adultos são atendidas filantropicamente.

Para Alexandre Marques, esse projeto é grande importância para o Estado e principalmente para quem precisa de um atendimento especial e não tem condições financeiras.

“Ao beneficiar pessoas com deficiências visuais da população de baixa renda, se favorece a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida desses pacientes”, disse Alexandre.

Celia Nakanami é uma das coordenadoras do projeto, ela ressalta que qualidade de vida e a inclusão social são os principais pontos do projeto.

“Uma pessoa com baixa visão apresenta muitas dificuldades, quanto menos visão maior são as limitações. Com o projeto, os benefícios são inúmeros, inclusive para autoestima e quanto mais cedo há uma estimulação precoce maiores são os ganhos para o individuo”, comentou Célia.

PROJETO – O Projeto Internacional é uma iniciativa de instituições e ONGs internacionais (Ong Cristian Blind Mission e Banco Mundial) e nacionais (Fundação Altino Ventura e Universidades Federais de São Paulo e de Minas Gerais), que capacitam oftalmologistas e terapeutas para atenção especializada a deficientes visuais.