Na manhã de sexta-feira (15), o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Balduíno Tschiedel esteve no Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR) apresentado o projeto “SBD Vai ao Gestor”. Participou do evento o presidente do CRM – RR Wirlande da Luz; o delegado da SBD Edson Rodrigues Bussad, o Secretário Municipal de Saúde de Boa Vista Marcelo Lopes, o Secretário Adjunto do Estado Miguel Ângelo, além de representantes de diversos municípios.

O “SBD Vai ao Gestor” foi criado ano passado pela Sociedade Brasileira de Diabetes. O objetivo é conhecer a realidade de atendimento aos portadores de diabetes nos estados brasileiros e oferecer aos Gestores Municipais e Estaduais, apoio técnico-científico para o aprimoramento de Programas de atenção a pessoas portadoras de diabetes. O projeto foi apresentado aos gestores de saúde para que seja firmado um convênio, visando o desenvolvimento de atividades conjuntas de educação permanente e aprimoramento no que diz respeito à prevenção e tratamento do diabetes.

O trabalho de educação em diabetes previsto pelo projeto é realizado por uma equipe multidisciplinar, que envolve médico, psicólogo, enfermeiro, nutricionista e educador físico.

“Temos que trabalhar a prevenção e conscientização das pessoas, para que haja uma mudança de estilo de vida. Pois, esta gera ganho na saúde e evita doenças. Essa conscientização é feita pela educação, e é isto que o projeto propõe: conscientizar a população. O diabetes é uma doença grave e aumenta a cada ano”, disse Edson.

Para o presidente do CRM – RR Wirlande da Luz, o projeto é uma grande oportunidade de colocar em prática ações que mudem a realidade da diabetes no Estado. “O SBD vaio ao gestor não implica em gastos para as secretarias, o que atualmente é importante. O CRM – RR está aberto para oferecer treinamento e palestras. Ansiamos por uma sociedade mais esclarecida em relação à saúde”.

DIABETES – Atualmente o diabetes é reconhecido pela Organizaçao Mundial de Saúde (OMS) como um importante problema de saúde pública, que vem crescendo em todos os países, especialmente entre adolescentes.

Segundo um estudo da Federação Internacional de Diabetes, divulgado no inicio de janeiro de 2013, o diabetes tipo 1 é uma das doenças endócrinas e metabólicas mais comuns na infância e os casos entre crianças estão aumentando em todo o mundo. Atualmente, 371 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo. A maioria dos casos é do tipo 2, provocada, principalmente, pela obesidade e por um estilo de vida precário.