As condições precárias do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) foram razões para que médicos da unidade elaborassem uma carta que foi entregue aos vereadores na quinta-feira (7), na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV). No documento há relatos sobre a situação humilhante que os profissionais têm que se submeter devido à falta de estrutura local.

Intitulada de “Alerta Importante à População”, a nota relata que o descaso com os pacientes e com todos os funcionários da instituição médica. Está contido também no documento que no dia 1º de abril foi realizado uma denúncia por escrito a impontes órgãos públicos, como Prefeitura, Ministério Público de Roraima (MPRR), Tribunal de Conta do Estado (TCU) e ao Conselho Municipal de Saúde.

ENTIDADES APOIAM MOVIMENTO

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), Wirlande da Luz, o conselho apoia os funcionários do HCSA em busca de melhorias na unidade. Outras duas entidades também estão inclusas no movimento: Sindicato dos Médicos de Roraima e Associação Médica Roraimense.

Estamos dando todo o apoio aos médicos. “Mês passado realizamos duas assembleias com o sindicato e de lá foram acatadas algumas diretrizes, na qual serão encaminhadas ao Ministério Público e Secretária Municipal de Saúde”, disse.

ESTADO GRAVE

De acordo com o presidente, desde abril as entidades tentam garantir melhores condições de trabalho aos funcionários da unidade. “Nenhuma posição foi tomada até hoje pela Secretaria Municipal de Saúde. Em consequência disso, a situação está se agravando” explicou.

Wirlande afirmou que a possiblidade de uma paralização não está descartada. “Existe probabilidade de uma paralisação. Com isso, os atendimentos eletivos serão suspensos. Serão atendidos somente casos de emergência.

Os médicos já estão sem condições para realizarem cirurgias, atendimentos laboratoriais, dentre outras questões, alertou.

SEM RESPOSTA

A reportagem do Roraima Hoje entrou em contato com a PMBV, por meio de sua Secretaria de Comunicação (Secom), para solicitar uma posição oficial a respeito do pleito dos servidores da saúde municipal. No entanto, até o fechamento desta edição, nenhuma resposta chegou à Redação.