Apresentação do grupo Sensibilizart

“Trabalhar juntos para o bem comum” foi o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2017, que acontece mundialmente de 1º a 7 de agosto. Este ano, o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM – RR) uniu-se com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren – RR), Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP), Prefeitura de Boa Vista (PMBV) e Governo do Estado para realizar a Semana.

A abertura da Semana aconteceu no dia 1º de agosto, no CRM – RR, com a palestra da médica Sônia Salviano, ex-coordenadora da Política Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e também foi a responsável pela implantação do primeiro Banco de Leite do Distrito Federal.
O tema da palestra foi “Superar desafios comuns na promoção ao aleitamento materno”. Em seguida, houve apresentações dos trabalhos realizados na área da primeira infância pela Prefeitura de Boa Vista.

“A Semana de Amamentação é uma estratégia de mobilização social para conscientizar a população e profissionais da saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mãe. A amamentação exclusiva até os seis meses e complementada até os dois anos reduz taxas de mortalidade infantil, além de prevenir acentuadamente doenças durante toda a vida”, disse Blenda Avelino, médica pediatra e presidente do CRM – RR.

BANCO DE LEITE- Na tarde do dia 1º, a médica Sônia Salviano fez um visita técnica à Casa da Gestante e ao Banco do Leite, conversou com os profissionais e realizou uma conversa informal para tirar dúvidas.

CAPACITAÇÃO – No segundo dia do evento, pela manhã, cerca de 80 Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura de Boa Vista passaram por uma capacitação sobre a importância da amamentação para a mulher e o bebê e como oferecer esse apoio e incentivo às lactantes. Na parte da tarde, no auditório do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, os profissionais da instituição assistiram uma palestra com o endócrino pediatra, Thiago Hirose e com a médica Sônia Salviano. Os temas das palestras foram Aleitamento como prevenção da obesidade, Hipoglicemia nas primeiras horas de vida, o que fazer? e Importância da colonização intestinal do recém nascido.

MIL DIAS – No dia 3 de agosto, o endócrino pediatra, Thiago Hirose esteve no programa Família que Acolhe, da Prefeitura de Boa Vista, palestrando sobre a importância dos primeiros mil dias da criança. Participaram profissionais e lactantes.

Fórum – Na sexta-feira, dia 4, profissionais de diversas áreas da saúde participaram do I Fórum Multidisciplinar sobre Aleitamento Materno. As atividades aconteceram no auditório do Conselho Regional de Enfermagem de Roraima.