resi2

Ao longo das décadas, desde que foi criado em 1957, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e, por conseguinte os Conselhos Regionais de Medicina (CRM’s) ganharam mais notabilidade e abrangência, acompanhando questões relevantes para a saúde e benefícios para a categoria médica.

“O Conselho deixou de ser um órgão apenas judicante e passou a ter outros papéis. Não mais só julgamos, mas temos ações que visam atualizar e capacitar o médico para que exerça a Medicina com mais qualificação. Também, passamos a ter um papel fundamental na sociedade, onde participamos de debates importantes e estamos inseridos em contextos que tratam da qualidade da oferta da saúde pública”.

O trabalho realizado no Conselho Regional de Medicina de Roraima é realizado por um corpo de Conselheiros eleitos a cada cinco anos. Cada gestão é composta por 40 conselheiros, sendo 20 efetivos e 20 suplentes.

“Depois da eleição, é realizada uma Sessão Plenária o qual são escolhidos dois Presidentes. Cada um fica no cargo durante dois anos e meio e cabe a eles a escolha dos membros da Diretoria”, explicou a primeira vice-presidente Rosa Leal
A diretoria é composta por: Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Tesoureiro, 1º Secretário, 2º Secretário, Corregedor e Sub-Corregedor.
O trabalho dos Conselheiros não é remunerado, é de caráter honorífico. Para o Conselheiro Aurino José da Silva, fazer parte do corpo de conselheiros é muitas vezes renunciar a momentos com família e até mesmo ao trabalho, como uma troca de plantão.

“Ser Conselheiro é colaborar com a boa prática da Medicina e da saúde como um todo. O médico Conselheiro não só fiscaliza e observa as leis relativas ao médico, mas também as áreas correlatas. Nosso trabalho beneficia a sociedade, pois lutamos por uma saúde mais digna para a população”.

Câmaras e Comissões
O Conselho possui Câmaras Técnicas, que são responsáveis por subsidiar tecnicamente os Conselheiros na emissão de pareceres, envolvendo as diversas especialidades médicas.